Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Formaggi (queijos) di Italia


O parmesão é o mais conhecido dos queijos italianos, mas o clássico romano é o pecorino (queijo feito de leite de ovelha). A versão madura e rija é usada ralada, mas o pecorino fresco pode ser degustado na sobremesa. A mozzarella de bufala é usada nas pizzas. (Na imagem podemos ver um parmesão, um queijo de cabra e um queijo pecorino). A ricota também é um queijo delicioso, leve, que pode ser tanto de cabra quanto de ovelha. As melhores são as que não são industrializadas, mas no mercado é possível encontrar algumas industriais gostosinhas (se você não tiver condições de ir numa feira ou queijaria).
Outro queijo tipicamente italiano é o Tomino, que pode ser preparado de diversas formas. Pode consumi-lo na salada, numa entrada ou puro. O cheiro do mesmo é forte, mas o sabor é maravilhoso.
Para comprar queijos:
Eu indico o Beppe E I FORMAGGI, localizado no bairro judeu de Roma, o site deles é www.beppeisuformaggi.it No local é possível degustar os queijos, feitos por eles mesmos no norte da Itália, tomando um vinho. Além de queijos você encontra geléias, doces, e outras guloseimas.
Pretendo, em outra postagem, indicar uma queijaria perto do Circo Máximo, cujo nome no momento eu não me recordo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário